top of page

EMAGRECIMENTO

Riscos da Obesidade

O sobrepeso e a obesidade são doenças crônicas (precisam de tratamento contínuo) e multifatoriais (o tratamento requer várias abordagens) e são, ainda, fatores de risco para outras diversas doenças graves como câncer, “derrame” (AVC), diabetes, infarto, depressão, entre outras.

O que está em jogo não é somente a estética, é principalmente a SAÚDE! A questão é viver mais e com mais qualidade! Por isso é tão importante ESTAR CONSCIENTE da necessidade de mudar.

A obesidade rouba sua energia, sua qualidade de vida e, em casos mais graves, muitos anos de vida.

Procure profissionais qualificados e VIVA A SUA SAÚDE!

 

Desafios para o emagrecimento

Estar acima do peso não é sinônimo de preguiça ou desleixo. Vivemos em uma sociedade que promove essa condição de forma insidiosa, não é mesmo?!

Emagrecimento e obesidade podem não ser  resultados apenas de sua alimentação.

A associação entre stress, sedentarismo e má alimentação nos leva para um ambiente propício à obesidade e esse tripé é muito comum no cotidiano das grandes cidades.

Além disso, nas pessoas obesas, o cérebro tem dificuldade em detectar os sinais de saciedade. Isso ocorre porque o seu corpo é menos sensível à leptina, o hormônio da saciedade.

 

Em outro caso, há também pessoas que usam a comida como uma forma de conforto, o que acaba condicionando o cérebro a achar isso normal e, com o tempo, criar esse hábito. O sistema de recompensa do cérebro é acionado pelo açúcar/ultraprocessados. Esses alimentos estimulam a secreção de neurotransmissores, como a dopamina, que geram sensação de bem-estar e deixam o cérebro "viciado" neste comportamento alimentar.

É comum comermos carboidratos (processados, refinados e açúcares) para alimentar ansiedades, frustrações e expectativas. O estilo de vida atual tem contribuído para isso: somos ansiosos, com prazos a cumprir e no meio de muitas incertezas. Prato cheio, né! Essa combinação gera cortisol alto, estresse, má alimentação, inflamação, elevação da insulina e tem levado a muitos casos de sobrepeso e doenças crônico-degenerativas.

 

Com o organismo inflamado, o corpo não funciona corretamente e, assim, não perde peso. Da mesma forma que uma má alimentação afeta seu cérebro, você pode condicioná-lo a funcionar corretamente por meio de uma alimentação equilibrada, com comida de verdade, livre de ultraprocessados, descascando mais e desembrulhando menos.

 

É uma escolha viável e programar o cérebro para ajudar na perda de peso.

Emagrecimento saudável

O primeiro ponto para o tratamento dos distúrbios do peso corporal é conhecer a história do paciente: por que engordou? Qual a história de vida, a familiar e a sua relação com a comida?

 

Tão importante quanto diagnosticar e medicar é estabelecer uma relação de confiança e parceria. A obesidade/sobrepeso é uma doença crônica, multifatorial, inflamatória e muitas vezes limitante.

 

Não há fórmula mágica. Existe, sim, um compromisso entre médico e paciente para que o alvo seja atingido e mantido. Hoje em dia temos muitos tratamentos, diversas abordagens terapêuticas, cada uma com seu valor e aplicabilidade.

Nessa relação que construo com o paciente, vamos definindo a melhor estratégia e avaliando os resultados. É uma jornada de muita entrega e comprometimento, mas que vale muito a pena! A sua saúde não tem preço!

Cada paciente que chega para atendimento com o foco em tratar a obesidade é visto por mim como um ser único e integral. Dessa forma, busco sempre fazer a acolhida, avaliação e acompanhamento de forma respeitosa e individualizada.

Certificação Nacional e Internacional em Medicina da Obesidade

São muitos os avanços em relação ao tratamento do sobrepeso e obesidade. Manter-me atualizada é muito relevante e prazeroso. Desta forma posso oferecer um atendimento cada vez mais especializado e eficaz.

 

A Certificação Nacional e Internacional em Medicina da Obesidade que adquiri recentemente através da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEMO - @sbemo.medicina.da.obesidade) foi um grande passo nesse sentido. Todo o conhecimento obtido nessa temática contribui para a assessoria aos pacientes nessa jornada de conquista e manutenção de um peso saudável.

Sobrepeso e Obesidade são doenças multifatoriais e muito frequentemente o gatilho para o desenvolvimento de outras doenças crônicas, por isso é tão importante tratá-las.

Não é uma questão de estética, estamos falando de saúde! Por essa razão é tão importante procurar profissionais qualificados!

imagem.png

Vamos começar

Obrigado por enviar!
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page